domingo, 18 de setembro de 2011

High Line Park é exemplo de como o bairro se organizou para recuperar áreas degradadas

 
 Os “Amigos do High Line Park,  é grupo de cidadãos americanos que se organizou para recuperara antiga linha férrea que degradava todo o bairro, eles resolveram mudar esta história e  toda a reforma foi feita com participação da iniciativa privada.
No lugar de vagões de carga, canteiros com plantas, jardins, bancos de madeira elegantes e espreguiçadeiras, guarda-sóis, pista exclusiva para pedestres, nada de semáforos. Assim é o High Line  se tornou atração turística concorrida e exemplo mundial de urbanismo sustentável.
A extensa área verde, elevada a oito metros do chão, convive harmoniosamente com a paisagem de concreto e aço da Big Apple. O parque reúne os novaiorquinos – e turistas – que querem passear com seus filhos, ler um livro, descansar ou ainda desfrutar do local enquanto almoçam. Flores e árvores é o que não faltam e convivem com linhas concretas e retas do seu projeto arquitetônico de renovação.É possível desfrutar de uma caminhada agradável ao longo de 2,5 km de pistas em meio a natureza, que cortam 19 quadras e ligam três bairros diferentes, sem sinal de carros nem de bicicletas. O projeto que transformou em patrimônio arquitetônico a antiga linha férrea da década de 30 também tem contribuído para uma transformação meteórica do entorno. Segundo projeções da prefeitura de NY, foram investidos pelo menos dois bilhões de dólares em construção de novos hotéis, lojas, galerias de arte e restaurantes.

 

fonte1: http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/album-de-fotos/high-line-o-parque-que-cresce-sobre-trilhos-em-ny
fonte2:http://cidadequequeremos.wordpress.com/2011/08/22/high-line-park-e-exemplo-de-como-o-bairro-se-organizou-para-recuperar-areas-degradadas/

[comentário]: o projeto já é um "conhecido antigo", apesar de ser relativamente novo (2009), mas o que me chama atenção é a apropriação do espaço pelas pessoas. A proposta extrapolou o intuito de revitalização da área degradada e virou atração turística. Além promover a valorização imobiliária da área. O que me interessa são os usos do local: passear, ler um livro, descansar no horário do almoço, tomar sol nas espreguiçadeiras, passear com o cachorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário