quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Obra de Vincent Van Gogh vira Jardim Vertical



A National Gallery, em Londres, fez uma reprodução de um do quadro do artista holandês Vincent Van Gogh com plantas verdadeiras. O quadro vivo pode ser visto do lado de fora, e a pintura original está em exposição dentro do museu.

Van Gogh escreveu a seu irmão Theo sobre este trabalho quando estava num hospital psiquiátrico em Saint-Remy, na França. Ele pintou “Um campo de trigo, com Cipreste” em setembro de 1889. Foi a última de uma série de três pinturas quase idênticas. O que o artista jamais imaginou que um dia o seu trabalho estaria um dia exposto do lado de fora da National Gallery na forma de um jardim vertical.

Quem passa por ali, vê no muro temporário um tapete verde grande e macio. Turistas e londrinos passam cheirando as plantas e se perguntando se são de verdade. E são. Vista a uma distância de cerca de dez metros, a ‘parede viva’ começa a se parecer com uma pintura. E quando se põe uma reprodução da obra prima de Van Gogh ao lado, é possível ver que o jardim suspenso é uma cópia, mas muitas vezes maior. De uma distância maior, e com os olhos semicerrados, a pintura e a ‘parede viva’ ficam bem parecidas.

A pintura original de Van Gogh


8000 plantas

Para dar vida à obra, foi necessária uma rígida seleção das plantas, já que era de extrema importância que as faixas de cores não se perdessem. Essa obra-prima botânica foi feita pela ANS Group (Europe), uma empresa especializada em design de paredes vivas e telhados “verdes”. Oito mil plantas de 26 variedades formam o painel. Cada planta foi colocada a mão em uma das 640 divisórias. A empresa precisou de três dias para instalar a parede. Durante o fim da primavera, todo o verão e começo do outono europeu, ela permanecerá no local. Os sites internacionais já andam pensando em como a obra se comportará com as mudanças de climas e estações até outubro, quando será desmontada.

 



 Azul vira marrom

“O problema” - diz Seteve McIntyre, um dos responsáveis pelo projeto – “é que existem poucas plantas com a cor do azul do céu. Mesmo se existisse, a planta que é azul em junho tem outra cor em setembro. Mais marrom, ressecado. Esta é a característica de uma ‘parede viva’.”
O jardim tem um sistema de irrigação embutido e tem que ser podado a cada duas semanas. Ele permanece na parede externa da National Gallery até outubro e já é um dos pontos mais fotografados de Londres.

 
 
fonte: http://style.greenvana.com // www.blogdapaisagista.blogspot.com

[comentário]: Este é um projeto que envolve marketing, cultura e design. O painel realmente ficou muito bonito e provavelmente fez uma boa propaganda para a GE. O que me interessa destacar que além da atividade de projetar a estrutura e a forma de instalação do painel o paisagista projetou as cores e texturas, ao definir a vegetação que seria usada, criando o efeito estético desejado. Outro ponto interessante é acompanhar a transformação das plantas com a mudança das estações, como afirmou Seteve McIntyre "a planta que é azul em junho tem outra cor em setembro".

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