sábado, 1 de outubro de 2011

Entrevista - Academia da Cidade - Contagem

No dia da visita ao local entrevistei um casal, o Sr Joaquim e a Sra Maria Antonieta. Ele é militar aposentado e ela dona de casa. Eles estavam utilizando os equipamentos e me disseram que fazem caminhada todos os dias  na parte da manhã, e quando não está muito quente também praticam os exercícios físicos nos equipamentos.

Eles moram no bairro há 25 anos, e no local originalmente existia um  córrego que recebia o esgoto do local. Primeiro a avenida foi asfaltada e depois o córrego foi tampado. Mas segundo eles, a pista de caminhada e a academia não tem muito tempo que foi instalada. Eles acham que há um ano e meio aproximadamente.

Perguntei qual é o público que frequenta o local e eles me disseram que durante o dia são pessoas da terceira idade e donas de casa. Durante a noite alguns jovens e nos finais de semana tem muita gente, todo o tipo de gente. As familias trazem as crianças e cachorros para brincar. As crianças trazem bicicletas e patins.

Perguntei do que eles sentiam falta no local, o que poderia melhorar. A Sra Maria Antonieta disse que gostaria que houvesse um bebedouro, igual ao da Praça da Liberdade, porque fazia falta no local. O Sr Joaquim me disse que poderia haver mais bancos e uma quadra de jogos poliesportiva para as crianças brincarem.

Também eu perguntei sobre a depredação do lugar, se já aconteceu, se é frequente, etc. Eles me disseram que no principio alguns equipamentos foram danificados. A prefeitura colocou um vigia e consertou os equipamentos. Agora todo mundo usa o local e quase não tem depredação.

[Eu fiquei surpresa porque realmente os equipamentos estão em perfeito estado de conservação, o local também é limpo, sem pixações, etc. Durante o tempo que estive lá, eu não vi o vigilante.]

Finalmente perguntei sobre o paisagismo, se eles sentiam falta de sombra de algumas árvores, de um paisagismo mais elaborado. A Sra Maria Antonieta me disse que sentia falta da sombra, que ela adora a Praça da Liberdade, porque o jardim é muito bonito e que é agradável porque é "fresquinho", tem muita sombra. Já o Sr Joaquim me disse que sombra fazia falta, mas que as árvores fazem muita sujeira quando soltam as folhas e a flores, e que quando as árvores são muito grandes o local fica muito sombrio e perigoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário