domingo, 23 de outubro de 2011

[obraAnáloga05]: Jardin d’Éole em Paris

A concepção deste espaço verde é em muitos aspectos, uma ilustração de uma nova geração de espaços públicos com um esforço contínuo para integrar os serviços ambientais e o uso pela comunidade do entorno.

 vista geral do jardim

Para o projeto a equipe levou em conta a demanda social. A divisão do espaço permite os usuários ter muitas e variadas atividades, áreas para crianças, espaços para jogos de bola, esplanada para caminhadas, gazebo para relaxar, área para piquenique, etc. Para promover a consulta com os moradores locais, um sociólogo, também fez parte da equipe de arquitetos para analisar as necessidades dos moradores.

 área para piquenique ou mesa para jogos

 canal para retenção de água da chuva

Está disposto longitudinalmente em terreno onde existia uma linha férrea. Revitalizou uma área antes desvalorizada. Atualmente é muito usada pela população para inúmeras atividades.

No link abaixo, você pode ver um vídeo com entrevistas dos usuários do local:


[comentário]: o sucesso deste projeto está na apropriação do espaço por parte da comunidade. Existe um blog da comunidade (eu perdi o link) que mostra a mobilização das pessoas desde o inicio do projeto, e atualmente, blog mostra os eventos que vão ocorrer no local. Também mostra a vontade da comunidade de que o mesmo tipo de interveção se extenda para os bairros vizinhos, criando uma rede totalmente conectada de áreas verde. Vale a pena salientar que em todos os projetos citados anteriormente o que é mais importante é a intenção de se criar um novo paradigma relacionado com as questões de sustentabilidade, e principalmente o envolvimento das pessoas com os projetos e espaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário