domingo, 16 de outubro de 2011

[obraAnáloga02]: a cidade de Freiburg - Alemanha

No sul da Alemanha, a cidade de Freiburg além de ser um modelo de cidade compacta que utiliza energia limpa com prioridade para transportes não poluentes é também exemplo de infraestrutura verde. O eixo principal de conexão de ciclistas e pedestres cruza a cidade ao longo do rio por 9,5 Km, é um corredor verde multifuncional. Possui plano de infraestrutura verde em duas escalas. Na escala urbana tem uma rede de áreas de conservação e agrícolas que entremeiam as áreas urbanizadas. Na escala local trabalha junto com os proprietários para manter a integração com o plano na escala da paisagem. As regras construtivas são bastante restritivas, não são apenas parâmetros máximos e mínimos.

Corredor verde multifuncional (parque linear) de 9,5 Km em Freiburg.
A articulação dos meios de transporte de baixo impacto pode ser conferida no edifício verde (utiliza energia solar) onde os ciclistas guardam as bicicletas para pegar o VLT, trens ou ônibus situados na estação central multimodal que abriga hotel, comércio, serviços e escritórios.
Vista do edifício garagem de bicicletas do viaduto por onde passa o VLT, sobre as linhas de trem

Interior do edifício garagem

A cidade continua se desenvolvendo e surgem novos bairros. Uma nova área residencial da cidade de integra drenagem naturalizada, com vegetação nativa e aproveita o potencial ambiental local.

 Biovaleta em níveis

[comentário]:   A infraestrutura verde já é uma realidade nesta cidade. O principal objetivo é dos projetos é produzir espaços que mimetizam a natureza,  transformando os espaços urbanos monofuncionais em multifuncionais. Neste projeto as ruas, estacionamentos, telhados, canais e jardins oferecem serviços ecológicos, tais como: coletar e drenar águas das chuvas, diminuir as ilhas de calor, reduzir temperaturas internas e o consumo de energia, limpar o ar, filtrar as águas de escoamento superficial, melhorar a saúde e a qualidade de vida da população, além de reduzir enchentes e conter deslizamentos. É uma tarefa transdisciplinar que além de pesquisas e projetos também requer mudanças de hábitos e a participação efetiva da comunidade.

Um comentário:

  1. Cara Francine, pelo que vejo gostou bastante de meu trabalho. Fico sempre satisfeita em ver o tema da infraestrutura verde ganhar mais adeptos e se tornar terreno no Brasil.
    No entanto tem um problema grave: você não apenas se apoia em minhas publicações sem citar a fonte, como usou minhas fotos sem crédito. Ao trabalhar com meus alunos, reforço sempre a ética. Para não ser plágio, nem incorrer em infração de direitos autorais, é preciso citar a fonte e no caso de imagens é de bom tom pedir autorização ao autor.
    Atenciosamente,
    Cecilia Herzog

    ResponderExcluir