segunda-feira, 31 de outubro de 2011

[obraAnáloga08]: Parque Gowanus Canal Sponge - Brooklyn - Nova Iorque

Anualmente são lançados no Canal Gowanus 1,1 milhões de metros cúbicos de esgoto o um órgão da cidade de Nova Iorque classifica a água do canal como Classe SD - perigosamente poluído. Pesca, natação, e contato direto com a água são desaconselhados.

 Atual situação do bairro
O Parque Gowanus Canal Sponge Parque tem a proposta de converter 11,4 hectares de altamente contaminados em um parque de orla urbana. O projeto se divide em áreas verdes e de lazer com espaços abertos e restantes zonas úmidas para as bacias que despoluição das águas.
O projeto do parque incorpora sistemas naturais que usam plantas selecionadas especialmente para filtrar a água de escoamento tóxico e absorver poluentes nocivos antes de retornar no Canal Gowanus.

 Perspectivas ilustrando a proposta do projeto

Como muitas cidades, Nova Iorque tem um sistema de esgoto combinado. Durante fortes chuvas, esgoto bruto se mistura com o escoamento de águas pluviais, transbordando diretamente no Canal Gowanus. A água contaminada contém bactérias e substâncias químicas tóxicas que põem em perigo as pessoas e os animais selvagens. Mesmo com suas águas altamente poluídas, o canal Gowanus, como existe hoje, ainda evoca a beleza natural inerente. O projeto visa melhorar e mostrar esta beleza através da criação de um parque de orla urbana em suas margens.
 Corte esquemático mostrando as áreas do parque

Atualmente, o bairro encontra-se em decadência. O novo projeto propõe transformar os espaços abandonados em parques de bolso (pocket parks) e oferecer aos cidadãos espaços ao ar livre com vista panorâmica para o canal restaurado e despoluído. Através da criação de diversas tipologia de espaços públicos, o Parque Sponge acomoda os interesses de todas as pessoas. Espaços públicos incluem hortas comunitárias, cafés, áreas de estar,  espaços para exposições, etc.

[comentário]: mais um exemplo de tratamento de áreas poluidas e degradas de forma alternativa e que traz a natureza de volta ao contexto da cidade. Várias obras e cidades no mundo estão tratando o problema da poluição das águas urbanas desta mesma forma. Uma tendência que Belo Horizonte também deveria  segui ao invés de "concretar" o esgoto, como estamos presenciando com a execução do Boulevard Arrudas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário