domingo, 30 de outubro de 2011

[obraAnáloga07]: os bairros Rieselfeld, Vauban e Wiehre em Frieburg - Alemanha

O bairro de Rieselfeld foi criado onde antes era o destino de todo o esgoto da cidade durante anos. Um cinturão verde, que tem áreas de preservação e rurais, foi planejado para ser ecologicamente sustentável. A drenagem é toda naturalizada, com uma sucessão de jardins, biovaletas, lagoas de retenção e detenção, vai das edificações até a lagoa de detenção localizada na reserva ecológica. Uma pista de bicicletas e pedestres passa pela periferia do bairro e permite circular até o centro da cidade e o interior do cinturão onde está localizado um zoológico.

Parque urbano no centro de Rieselfeld, A construção com teto verde abriga quadras poliesportivas em meio a diversos espaços para lazer, recreação e cultura.

Estacionamento e pavimentação drenantes

 Lagoa pluvial – integra o sistema de drenagem naturalizado do bairro


Lagoa Seca ou de infiltração. Localizada no final do sistema natural de drenagem do bairro dentro da reserva ecológica, recebe o excedente do escoamento de águas das chuvas que não foram infiltrados durante o percurso.




Vauban, outro bairro de Freiburg é um projeto mais recente. O planejamento de sua paisagem visou também ser de baixo impacto e alto desempenho. O bairro é compacto na ocupação com áreas de lazer e recreação situadas entre os edifícios. As superfícies são permeáveis, com sistema de drenagem que mimetiza os processos naturais. As ruas são projetadas para bicicletas e pedestres, com os estacionamentos para carros situados em edifícios-garagem na periferia. A maioria de seus moradores não possui automóvel


Rua verde com biovaletas, prioridade para pedestres e ciclistas

Drenagem dos telhados conduzida por piso poroso para infiltração
em chuvas normais.


 Parque entre conjuntos de prédios de quatro andares


 Pátio interno privativo moradores

Biovaleta ao longo dos trilhos do VLT que corre sobre área vegetada.

Biovaleta ao longo da rua é o jardim em frente dos edifícios





Nos dois bairros, Rieselfeld e Vauban, o tram, ou bonde moderno (VLT) foi projetado antes do início da construção das casas. Conecta os bairros com o resto da cidade, e integra a infraestrutura verde, pois o pavimento é poroso e tem áreas com relvado É um exemplo de multifuncionalidade aliada a um meio de transporte de massa. A energia solar é visível em quase todos os lugares de Freiburg, o que ocorre até mesmo em pequenas cidades no interior da Alemanha.

 
Rieselfeld - VTL sobre relvado.


Outra área da cidade onde se introduziu o estado-da-arte em infraestrutura verde multifuncional, com drenagem urbana naturalizada, foi o loteamento residencial a oeste da estação de trens de Wiehre. Esse novo empreendimento é fruto de diversas edificações feitas por diferentes empresas, com projetos arquitetônicos distintos, mas todos integrados à estrutura ecológica local. O sistema de drenagem aproveitou a topografia, é visível desde as áreas mais elevadas até o canteiro central em local mais baixo. Possui jardins de chuva, tetos verdes, biovaletas e na área em declive, uma sequência de pequenos diques detém as águas das chuvas. A área é lindeira a um parque que protege a Floresta Negra. Com isso, também conecta as áreas verdes urbanas com as áreas naturais do entorno da cidade.


Biovaleta conectada com biovaleta em níveis mais abaixo na rede de drenagem naturalizada.

Bacia de detenção com diques em degraus no final do sistema de drenagem naturalizado.


Canteiro pluvial.


Circulação para chegar às residências, com a drenagem naturalizada visível. Carros não chegam às ruas internas.


Vista da rua com as residências e o estacionamento de bicicletas que possuem tetos verdes, na maiorai.



Freiburg atrai visitantes de todo o mundo por ser uma das cidades pioneiras em pesquisas e projetos urbanos sustentáveis, além de ter um centro histórico que foi todo restaurado e deu visibilidade para as águas até em suas estreitas ruas centrais de pedestres. É um modelo de desenvolvimento voltado para a economia verde, que atrai empresas de ponta em diversos setores e pessoas em busca de melhor qualidade de vida.

 Rua reurbanizada no centro antigo, visibilidade para o fluxo das águas.

 [comentário]: todas as imagens mostram soluções arquitetonicas relativamente simples. Adaptar uma cidade com soluções de infraestrutura verde não exige soluções mirabolantes, nem design sofisticado, nem engenharia complexa. É utodo muito simples. O mais importante é a funcionalidade do sistema. Na verdade o que é necessário mudar são os conceitos. A forma que estamos habituados a viver nos grandes centros urbanos, é que precisa ser alterada. Este é um exemplo de que é possivel e relativamente simples.

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